Ender Gamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolução do mundo Gamer


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[História] Nintendo Eterna

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[História] Nintendo Eterna Empty [História] Nintendo Eterna Seg Fev 24, 2014 2:25 am

[ADM] Ivan



Intro
Não podemos ser apenas alguem que joga e se chamar de Gamer Nato! Para isso, tambem é preciso estudar e estudar principalmente história!
Nintendo foi a principal pioneira para a industria dos jogos, uma verdadeira "bicuda" que fez com que os games se tornassem o que são hoje, seja pelas evoluções revolucionarias que amadureceram os conceitos de games e indústrias do tipo ou por ter dispertado nas pessoas, jogadores e não jogadores, o interesse de jogar e se aprimorar no assunto, fazendo assim, passar a diante essa "tradição" que perdura até hoje e só tende a crescer a cada dia!
Fiquem com essa história espetacular de uma empresa brilhante e se apaixonem ainda mais por esse mundo fantastico dos jogos!

Uma empresa centenária
A história da Nintendo começa em 23 de setembro de 1889, quando Fusajiro Yamauchi fundou a empresa com o nome Nintendo Koppai para produzir Hanafuda, um tipo de jogo de cartas que acabou ficando popular no Japão. Fusajiro também começou a trabalhar com outros tipos de cartas e, aos poucos, o negócio foi se expandindo, tanto que, em 1907, uma parceria com uma companhia de distribuição foi fechada para aumentar o alcance dos produtos no Japão.

No ano de 1929, Fusajiro decidiu se aposentar e transferiu o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, esposo de sua única filha, Tei Yamauchi. Após o casamento, Sekiryo passou a ser chamado de Sekiryo Yamauchi.

Em 1933, Sekiryo fez uma reestruturação, e a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do primeiro. A mudança também atingiu o nome da companhia, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co.

A Nintendo seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa, especialmente as do tipo ocidental.

Mas, em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito, chamou seu neto Hiroshi Yamauchi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da Nintendo. E por que Hiroshi foi chamado, e não o seu pai, como manda a tradição? Por um motivo muito simples: Shikanojo Inaba, pai de Hiroshi, abandonou a família. Quando isso aconteceu, a esposa de Shikanojo, a filha mais velha de Sekiryo Yamauchi, foi morar com a irmã, deixando Hiroshi aos cuidados dos avós. Logo, ele era o herdeiro mais "adequado" para assumir a firma.

Hiroshi Yamauchi aceitou o desafio e, imediatamente, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos nada relacionados ao mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis. Mas, isso não quer dizer que Hiroshi deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário. Em 1951, alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta e, no ano seguinte, mudou a sua sede para um lugar maior.

As decisões de Hiroshi Yamauchi não pararam por aí. Uma delas significou muito à Nintendo, quando o executivo fechou uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos de personagens desta última. Seu trabalho foi tão bem conduzido que ele deixou a Nintendo somente em 2002, quando decidiu se aposentar.

O estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a Nintendo, em 1969, entrasse para o ramo dos jogos (isto é, passasse a se dedicar não apenas às cartas), época em que a empresa já se chamava Nintendo Company (esta mudança aconteceu em 1963). Foi neste período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação e foi também nesta época que Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado Ultra Hand e a linha Kousenjuu, composta por "armas de luz".

Na década de 1970, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho neste mercado, a Nintendo fechou uma parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey, mas este dispositivo não vendeu tanto quanto o esperado.

Seguindo o conselho de Masayuki Uemura, outra gênio da Nintendo, Hiroshi Yamauchi decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atraentes e, por meio de uma parceria com a Mitsubishi, lançou o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong. Isso aconteceu em 1977.

Mas, foi em 1980 que a Nintendo fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos games. Além de ter sido o ano em que a empresa chegou aos Estados Unidos, foi o ano em que Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do game. Lançado em várias versões, o Game & Watch foi um sucesso, fazendo com que o seu criador recebesse o merecido reconhecimento. Mas, engana-se quem pensa que as obras de Gunpei terminaram por aí...

Neste ponto, sou obrigado a pular para o ano de 1997: depois de ter saído da Nintendo (supostamente por causa do Virtual Boy, assunto tratado mais adiante), Gunpei trabalhou em um portátil chamado Wonder Swan, lançado exclusivamente no Japão pela Bandai. Enquanto ainda trabalhava neste projeto, Gunpei Yokoi, infelizmente, sofreu um grave acidente de carro (em 1997) e faleceu duas horas depois de ter dado entrada no hospital.


A chegada de Shigeru Miyamoto
O ano de 1977 também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da Nintendo: Shigeru Miyamoto.

Foto de Miyamoto

Contratado pela empresa após se formar em Design Industrial, Miyamoto teve como principal função, no início, ajudar no desenho do exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas).

Se a Nintendo chegou aos Estados Unidos em 1980, certamente é porque tinha a intenção de explorar o mercado americano. Para isso, lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari, que faziam muito sucesso: trata-se do jogo Radar Scope. O game fez sucesso no Japão, mas não nos Estados Unidos.

Ao se dar conta disso, Hiroshi Yamauchi não desanimou e, vendo que suas principais cabeças estavam ocupadas (entre elas, Gunpei Yokoi, que trabalhava no Game & Watch), acabou convidando Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radar Scope e lançar algo mais atraente.

Miyamoto topou o desafio e, logo depois, criou um jogo chamado Donkey Kong (olha o sucesso chegando). Lançado em 1981, a história deste game é simples: um gorila havia sequestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um “homenzinho” bigodudo chamado Jumpman. Há rumores de que esta história foi baseada no desenho de Popeye, cuja licença de uso de imagem a Nintendo tentou obter, mas não conseguiu. Como consequência, Brutus foi substituído pelo gorila, Popeye pelo Jumpman e Olívia Palito por uma donzela desconhecida.

No início, o jogo foi visto com certa desconfiança pela equipe americana da Nintendo, mas não demorou para fazer bastante sucesso. Como consequência, Shigeru Miyamoto se consagrou e não parou mais de criar jogos. Seu maior sucesso foi Super Mario Bros, lançado em 1985, cujo protagonista é o Jumpman de Donkey Kong, que acabou rebatizado como Mario, personagem que virou símbolo da Nintendo e também uma de suas principais franquias.

Miyamoto trabalha até hoje no desenvolvimento de jogos e, além de Mario e Donkey Kong, também criou a série The Legend of Zelda, outra grande franquia da Nintendo. Além disso, também teve - e tem - participação em outras franquias, como Star Fox, Earthbound, Metroid, Nintendogs e Wii Sports.


A seguir, uma lista com apenas os nomes dos consoles da Nintendo, com uma atenção especial para o VirtualBoy(para completar o que foi dito anteriormente a respeito da saida do Gunpei da Nintendo em 1997).

Color TV-Game
Spoiler:

Game & Watch
Spoiler:

NES (Nintendo Entertainment System)
Spoiler:

Game Boy
Spoiler:

SNES (Super Nintendo Entertainment System)
Spoiler:

Virtual Boy
Spoiler:

Nintendo 64
Spoiler:

Game Boy Pocket e Game Boy Light
Spoiler:

Game Boy Color
Spoiler:

GameCube
Spoiler:

Game Boy Advance
Spoiler:

Game Boy Advance SP
Spoiler:

Nintendo DS
Spoiler:

Game Boy micro
Spoiler:

Nintendo DS Lite
Spoiler:

Nintendo Wii
Spoiler:

Nintendo DSi
Spoiler:

Nintendo 3DS
Spoiler:

Nintendo Wii U
Spoiler:


Espero que tenham gostado desse post inaugural e tambem da história dessa gigante dos games e revolucionária!
Todos sabemos que atualmente a Nintendo não passa por bons momentos mas acredito que ela vá se recuperar, assim como ela já se recuperou de muitos momentos criticos!

Insistam, persistam e não desistam!

Obrigado pela atenção e confiança!
FALOW!


CREDITOS:
Fonte: http://www.infowester.com/nintendo.php
          http://www.google.com

Adaptado por: IvanGomes

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos